O que é ABA?
ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento em si é uma ciência. No Brasil, também uma linha teórica da psicologia, assim como a Psicanálise, Psicologia Cognitiva ou Psicodrama. Cada linha teórica trabalha de uma maneira diferente. As intervenções em ABA foram e são realizadas em contexto de pesquisa e ciência. Inúmeros são os estudos que dão suporte a essa prática, por isso, ela vem sendo amplamente utilizada, especialmente no tratamento de pessoas com autismo. Esse tipo de intervenção é feita de maneira estruturada, focando nos comportamentos alvo de intervenção, o que em sua maioria envolve comportamentos ligados à linguagem e comportamentos inadequados.
Como Funciona?
Muitas vezes quando dizemos que trabalhamos com crianças de dois anos e até menos, o que mais escuto é “Serio? O que dá para fazer com crianças tão pequenas?”. A maioria das pessoas pensa logo em terapias que envolvem conversas entre duas pessoas, o que em muitos casos é a realidade. A Terapia ABA, por sua vez, é uma forma de intervenção que trabalha comportamentos alvo da criança, por exemplo a imitação, o que não envolve, necessariamente, a fala. Nesse sentido é desenvolvido um programa estruturado de intervenção, que pode ser o Treino em Tentativa Discreta (DTT). Esse tipo de tarefa é conhecido como Tarefas de Mesinha, pois são realizadas na mesa, em momentos mais controlado. Os dados são coletados para avaliar o procedimento e o comportamento da criança. O Treino em Tentativas Discretas (DTT) não é a única estratégia de intervenção em ABA, mas é a mais característica desse tipo de Terapia. Nas Tarefas de mesinha, muitos comportamentos alvo podem ser ensinados: a imitação, a compreensão auditiva, a vocalização, entre muitos outros. O ensino ocorre através de DICAS físicas, visuais, vocais e gestuais, e pela apresentação de itens preferidos pela criança. Por exemplo, quando estamos ensinando a imitação "dar tchau" e a criança permanece imóvel, pegamos sua mão e balançamos como se ela estivesse dando tchau (essa é uma dica física), depois apresentamos a consequência da imitação feita por ela, que pode ser comestíveis, brinquedos, desenhos animados, enfim, itens que a criança mais gosta.
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